sábado, 19 de maio de 2012

COMO SE FAZ SABÃO COM OLEO USADO...reciclar é preciso.

No âmbito do Projeto Educativo do Agrupamento e de acordo no nosso projeto de jardim de infância RECICLAR É PRECISO... resolvemos reciclar o óleo usado pronto para ir para o lixo.
Existem milhares de tipos de sabão no mundo, todos eles com um toque especial de cheiros para todas as ocasiões. Com algumas receitas simples e práticas é fácil fazer sabão caseiro para diversas utilidades, inclusive para limpeza doméstica e higiene pessoal. Basta criatividade e é só criar seu próprio sabão.
Para isso vamos precisar de um, balde, potes de plástico ou cartão grosso e de materiais de proteção como luvas e utensílios de madeira ou plástico como colher de pau para misturar os componentes. A soda cáustica, um dos ingredientes usados, é altamente corrosivo e pode causar queimaduras graves na pele. Por isso, a tarefa deve ser feita em locais de preferência abertos ou com grande circulação de ar evitando o contato direto e inalação do vapor expelido no momento da reação química da água com a soda da cáustica.
Aqui fica a nossa receita e experimentem, porque fica um sabão suave, de cheiro neutro, deixando as mãos e a pele muito macia. Além de que fazer seu próprio sabão (mais económico) é uma opção para contribuir com o meio ambiente evitando o escoamento dos óleos de cozinha em redes de esgoto e rios. O processo é simples e exige como ingredientes principais o cuidado e a atenção. É aconselhável o uso de equipamentos de proteção como as luvas e máscara.
Sabão em Barra
- Ingredientes: 400 gr. de soda da cáustica; 2 litros de óleo usado; 250ml de detergente em pó; 800 ml de água quente; 80 ml de amaciador da roupa.
Na preparação, o primeiro passo é aquecer a água numa panela e deitar para um balde de plástico. Depois disso deita-se a soda da cáustica e deixa-se decorrer o processo de ebulição sem tocar em nada e a seguir mexer durante cinco minutos. Depois adicionar o óleo, o detergente em pó e o amaciador mexendo sempre lentamente durante 10 minutos até o preparado se tornar mais denso. Para finalizar deitar a mistura em recipientes (ex. pacotes de leite vazios, caixas plásticas) e levar a secar de preferência na rua ao sol. Bastam alguns dias para que fique duro e se possa desenformar. Está pronto a usar.

2 comentários:

  1. Olá gostava de uma informação. este sabão pode-se usar para o duche? dá para colucar cheiros...? martaspinto@sapo.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marta, este sabão é otimo também para o duche, deixa a pele macia e para quem o quer cheiroso, pode colocar essencias, fica a gosto de cada um. Experimenta e já sabes, não vais querer outra coisa.

      Eliminar