terça-feira, 24 de abril de 2012

O 25 DE ABRIL PARA OS PAIS DAS NOSSAS CRIANÇAS...

O que representa o 25 de Abril para os teus pais?

  • A liberdade de um povo, que durante gerações e anos viveu na ditadura, onde ninguém tinha o direito de dar a sua opinião, falar sobre ou contra o governo, logo por perto a polícia militar (PIDE), que levava os cidadãos presos. As mulheres não tinham direito a ter uma vida profissional, as escolas eram divididas por sexo, o nível de escolaridade era baixo e os homens trabalhavam e as mulheres tomavam conta das crianças. Com o 25 de Abril, muitas portas se abriram, o cidadão poderá votar, dar voz as suas reivindicações, a mulher também começou alcançar patamares que dantes lhes eram impossível, apesar de antes já haver algumas mulheres na universidade, mas era um número muito diminuto. Mas hoje em dia acho, que a Revolução do 25 de Abril, não atingiu ainda os verdadeiros objetivos, pois ainda existe uma grande diferença de oportunidades entre géneros, o desemprego está a um nível muito grande, os cidadãos continuam dependentes das asneiras e má gestão do governo, a voz dos cidadãos e ouvida, mas raramente é levada em conta.                                                     

 Será que não estamos novamente numa ditadura?????????

                                    Gustavo


  • A revolução dos cravos vermelhos, o golpe de estado para o povo.

                                    Sofia


  • DIA DA LIBERDADE

    Representa o fim de 40 anos de Ditadura.
    Representa Liberdade de Expressão.
    Representa o fim da Censura e Opressão do Povo Português.
   Os Símbolos mais representativos deste dia são o Cravo Vermelho e a Pomba Branca.
                                 Diogo


  • LIBERDADE

                Jéssica/Jasmina

  •  LIBERDADE

                                                                             Marisa

quarta-feira, 18 de abril de 2012

ALGAR SECO um cenário de eleição...

As falésias calcárias douradas que compõem a costa do Carvoeiro são uma verdadeira preciosidade.

Moldada pela erosão do vento, chuva e água do mar, forma uma paisagem intrincada de grutas, arcos, fendas e afloramentos dignos de serem explorados.
Segundo diz a lenda do Carvoeiro, foi neste cenário mítico que se desenrolou todo o drama que matou de amor a linda princesa de Alfanzina como nos descreve a lenda.

E só por isso resolvemos conhece-la no ambiente onde tudo aconteceu e ainda há sinais evidentes desse
amor impossível.

 
Lenda do Carvoeiro
Há muito muito tempo, pelas terras do sul de Portugal, no Algarve, viveu um rei mouro de nome Benagil, que tinha uma filha muito bela chamada princesa de Alfanzina.
Gostava a princesa de passear ao mar até que certo dia num dos seus passeios encontrou um garboso moço chamado Carvoeiro por quem se apaixonou.
                                                                          
Todos os dias se encontravam os namorados até que seu pai Rei Benagil descobriu o seu romance e proibiu a princesa Alfanzina de namorar com o Carvoeiro.
Afastados um do outro sentiam muitas saudades e resolveram encontrar-se às escondidas de seu pai num lugar secreto chamado Algar-Seco.



Os dois apaixonados emocionados abraçaram-se, sem reparar que estavam a ser seguidos pelo Rei mouro que enfurecido com a desobediência da  sua filha trespassa o moço com a sua adaga, tirando-lhe a vida.
 O corpo do Carvoeiro cai ao mar e é levado pelas ondas.




 
Desde então a princesa Alfanzina refugia-se no local que foi morto o seu amado onde chora as suas mágoas.

As suas lágrimas caiam nas rochas. Eram tantas, que cavaram pequenas aberturas e onde as águas do mar se vêm juntar às lágrimas da princesa.
                        
                                                                                                  (autor desconhecido)


E para terminar este viagem pelo imaginário infantil, aqui ficam alguns registos dos meninos:























quinta-feira, 12 de abril de 2012

MASSA MÁGICA

Com farinha maizena e água fazemos uma massa divertida, marota que nos escorrega das mãos e mágica que se transforma do estado sólido em estado liquido em segundos. Experimentem e divirtam-se...

O NASCIMENTO DOS PINTOS DA JULIETA

Cá estamos de novo cheios de energia depois de umas merecidas férias com muitos ovinhos de chocolate. Já com saudades da escola e dos amigos começamos este 3º periodo com uma boa surpresa. A Julieta e o Romeu (a galinha e galo da india da nossa quintinha) já são pais. Começaram a eclodir os ovinhos e os paizinhos estão tão vaidosos... Agora que ninguém se aproxime senão há bicada pela certa. Estamos muito ansiosos aguardar o nascimento dos outros pintaínhos. São tão pequeninos e às pintinhas. Ora vejam que pais babados...


A natureza é perfeita!!!