domingo, 13 de novembro de 2011

Castanhas, castanhas e mais castanhas...



Em tempo de Outono chegam as castanhas. Curiosos investigamos acerca deste fruto apreciado por nos. O seu nome científico é Castanea Sativa.nasce e cresce num ouriço (uma fortaleza de espinhos) e quando já estão gordinhas e não cabem no ouriço, este abre-se e liberta as suas prisioneiras. Vestidas com camisola de cor castanha escura e, por baixo, uma camisa interior tão justa, que se torna difícil separá-la do miolo dando um sabor amargo a quem as prova.
Há muitos muitos anos era um alimento muito consumido em Portugal. Durante muitos séculos, ela era a base na alimentação dos portugueses depois foi substituída pela batata que foi introduzida na Europa passado muitos anos.
As pessoas pobres utilizavam-na como acompanhamento ou para fazer farinha e nessa altura o castanheiro era conhecido em algumas regiões como a árvore-do-pão. A castanha está ligada a algumas tradições, como o S. Martinho. Neste dia ela é assada na fogueira, e degustada com o vinho novo, geropiga e outras bebidas para adultos.
Pode ser comida crua, assada, frita, cozida ou em forma de puré, a castanha pode ser utilizada para fazer sopas e guisados e até na produção de pão, bolos e biscoitos, tartes...
A castanha também é muito importante à nossa saúde, é um alimento saudável porque é rica em hidratos de carbono, sob a forma de amido e fibra, e contém pouca proteína e gordura. Por isso, tem menos calorias do que os outros frutos secos. Porque tem muita fibra faz com que uma pequena porção de castanhas seja suficiente para satisfazer o apetite, com a vantagem dos seus açúcares serem de digestão lenta, evitando uma subida rápida de glicose no sangue. É um alimento importante em doenças de rins, fígado e articulações.
E também consultamos a tabela com a composição dos nutrientes e ficamos a conhecer cada elemento que a constitui.
Composição nutricional
Castanha assada com sal
Energia (kcal) 211
Água (g) 39,4
Proteína (g) 3,5
Lípidos (g) 1,3
Hidr. carbono(g)45,5
Vitamina A (μg) 11
Vitamina C (mg) 46
Folatos (μg) 56
Cálcio (mg) 23
Potássio (mg) 571
Magnésio (mg) 48
Tabela da Composição de Alimentos. Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. 2006, pág. 100-101.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

EDIÇÃO DO JORNAL "ALGARVE RESIDENT" de 4-11-2011


O dia era para travessuras mas no cortejo destas doçuras não havia espaço para diabruras. No dia das bruxas vestidos a rigor, passeamos pelas ruas e fizemos furor de tal forma que até fomos noticia de um jornal inglês.