Chegou o Outono e com ele veio o tempo das colheitas. Na nossa horta cresce uma linda oliveira que já tem 4 anos. Pelo 1º ano ela encheu-se de lindas e grossas azeitonas. Já bem negras começaram a cair. Claro já estavam madurinhas prontas a ser colhidas. E lá vamos nós para a colheita.
No final pesamos numa balança e tinha 1kilo e 200 gramas.
Aprendemos o nome da arvore que dá azeitona, para que serve, como se consome. Descobrimos que serve para fazer o azeite. Também queriamos fazer aqui mas impossivel, não temos o equipamento adequado só nos lagares de azeite. Vimos um filme que mostra todo o processo desde azeitona que entra no lagar até ser azeite.
Mas que fazer com as azeitonas da nossa horta? Alguém se lembrou que as azeitonas também servem de acompanhamento em alguns pratos gastronómicos. O Eduardo disse que come azeitonas com bacalhau à Braz e adora! Alguns meninos quiseram provar as azeitonas acabadas de colher. Foram aconselhados que eram muito azedas impossivel comerem-se. Não ficando convencidos, quiseram mesmo assim prova-las...E sabem o que aconteceu??? Umas caretas tão feias que foram correr para a casa de banho para lavar muito bem a boca. Com certeza que não voltarão a comer azeitonas acabadas de colher.
Bom achamos que poderiamos curtir as azeitonas para ficar tão boas como as que o Eduardo come com bacalhau à Braz.
Pesquisamos na Net como curtir azeitonas e já está. Agora todos os dias mudamos a agua onde foram colocadas para tirar a acidez e qualquer dia apresentamos os resultados desta experiência.
Sem comentários:
Enviar um comentário