Um espaço de partilha e divulgação do que temos, fazemos, descobrimos, conhecemos, onde vamos, enfim... testemunhos de experiencias unicas.
terça-feira, 29 de março de 2011
segunda-feira, 28 de março de 2011
terça-feira, 22 de março de 2011
segunda-feira, 21 de março de 2011
Physalis o 1º fruto da nossa horta
É uma planta de nome comum Fisales, pertence à família Solanaceae. Physalis angulata, reproduzida por sementes, originária da Amazónia e dos Andes.
. Physalis é nativa das regiões temperadas, quentes e subtropicais de todo o mundo. O género é caracterizado por um fruto alaranjado e pequeno, semelhante em tamanho, forma e estrutura a um tomate , mas envolto parcial ou completamente por uma casca grande que deriva do verticilo As frutas são delicadas, pequenas e redondas, com coloração que vai do amarelo ao alaranjado, envolvidas por uma folha fina e seca, em forma de balão. Com sabor doce, levemente ácido, a physalis é consumida ao natural e usada na preparação de doces, geleias, sorvetes, bombons e em molhos de saladas e carnes. É rica em vitaminas A, C, fósforo e ferro, além de alcalóides e flavonóides.
Na Austrália, a physalis rende uma conserva fina exportada para vários países
Em Paris é servida em restaurantes elegantes, coberta com chocolate.
Uso medicinal :
É conhecida por purificar o sangue, fortalecer o sistema imunológico, aliviar dores de garganta e ajudar a diminuir as taxas de colesterol. A população nativa da Amazónia utiliza os frutos, folhas e raízes no combate à diabetes, reumatismo, doenças da pele, bexiga, rins e fígado. * A physalis é rica em carotenóides. Os carotenóides estão na lista dos compostos bioativos considerados funcionais, ou seja, aqueles capazes de prevenir doenças. São corantes naturais capazes de afastar males como cegueira nocturna, catarata e até cancro
E também usada na forma de chá ou infusão.
segunda-feira, 14 de março de 2011
sábado, 12 de março de 2011
segunda-feira, 7 de março de 2011
domingo, 6 de março de 2011
História do Bolinho de Gengibre contada pelo Gustavo
Fomos investigar… O que descobrimos:
- Sabiam que o gengibre é uma planta originária da Índia e da China. Tem as folhas verde-escuras e nascem a partir de um caule duro, grosso e subterrâneo (rizoma). As flores são tubulares, amarelo-claro e surgem em formas espigas.
O gengibre (raiz de sabor intenso) é uma planta medicinal das mais antigas e populares do mundo, utilizado na fabricação de xaropes para a dor de garganta, a perda de apetite, resfriados, diarreia, vómitos e dor abdominal. Aquece os pulmões e ajuda a libertar as secreções, evita enjoos e náuseas. O chá de gengibre é feito com pedaços do rizoma fresco (as partes subterrâneas e comestíveis - raiz ) fervido em água. É usado no tratamento contra gripes, tosse. Os banhos e compressas quentes de gengibre são para aliviar dores de cabeça. O gengibre possui sabor picante e pode ser usado tanto em pratos salgados como nos doces.
Para terminar vamos deliciar-vos com a receita dos famosos
“Bolinhos de gengibre”
Ingredientes
• 1/2 chávena (chá) de açúcar
• 1/2 chávena (chá) de manteiga
• 2 ovos
• 3/4 chávena (chá) de farinha de trigo
• 1 colher (chá) de fermento em pó
• 1/4 chávena (chá) de gengibre ralado
Preparação:
• Aqueça o forno e unte as forminhas com manteiga.
• Na batedeira, bata o açúcar com a manteiga até obter uma mistura cremosa.
• Junte os ovos, um de cada vez, até a mistura ficar fofa.
• Adicione aos poucos a farinha com o fermento.
• Bata até a massa ficar homogénea.
• Acrescente o gengibre e misture bem.
• Coloque a massa nas formas e coloque-as a cozer em banho-maria durante cerca de 40 minutos.
• Retire do forno e está pronto a comer, depois de frios claro.
Bom apetite
quinta-feira, 3 de março de 2011
Subscrever:
Mensagens (Atom)